Teologia Pactual de Benjamin Keach e Justificação

Benjamin Keach (1640-1704), um de nossos primeiros pais Batistas ingleses, ensinava que a doutrina da justificação estava intimamente ligada com a doutrina bíblica dos pactos, e especialmente com o Pacto da Graça. De acordo com Austin Walker: “O Pacto da Graça assumiu um lugar central no pensamento de Keach, de tal forma que não é […]

Teologia Bíblica, Batista Reformada e Pactual

Prefácio Esta sem dúvida é uma das mais importantes publicações que já fizemos. O seu tema e exposição são do mais alto interesse de todos aqueles Cristãos Reformados que também tomam para si o nome de “Batistas”. C. H. Spurgeon diz: A doutrina do Pacto Divino está na raiz de toda a verdadeira teologia. Já […]

A Igreja de Jesus Cristo: Esboço do Capítulo 26 – Sobre a Igreja – da Segunda Confissão de Fé de Londres de 1689

Introdução: Há dois problemas que afligem muito a igreja de Jesus Cristo no mundo de hoje. Primeiro, a generalizada falta de vitalidade espiritual que caracteriza muitas congregações. Embora existam exceções óbvias, o liberalismo, o humanismo, o modernismo e o pós-modernismo desempenharam o seu papel ao serviço dos nossos arqui-inimigos declarados: o mundo, a carne e […]

Confissão de Fé Batista de Londres de 1677/1689

Uma Palavra dos Editores A fé é a base da alegria verdadeira. O Objeto da Verdadeira Fé Evangélica é o Senhor Jesus Cristo, segundo as Escrituras testificam. Muito louvamos ao e nos alegramos no Senhor por nos conceder fazer esta publicação e por meio dela dar testemunho de nossa Fé no que seja o puro […]

Quatro Princípios da Hermenêutica Clássica

1. O Espírito Santo é o único intérprete infalível da Sagrada Escritura[1] Como exemplo desse princípio, John Owen diz: O único, público, autêntico e infalível intérprete da Escritura é ninguém mais que o próprio Autor da Escritura… ou seja, Deus o Espírito Santo.[2] Nehemiah Coxe diz, “…o melhor intérprete do Antigo Testamento é o Espírito […]

O Aliancismo é uma Teologia da Substituição? Israel Foi Substituído pela Igreja?

Primeiro, notemos a harmonia entre a teologia aliancista da Confissão de Fé de Westminster e a Confissão de Fé Batista de 1689… Enfatizamos que ambos os grupos viam uma única Igreja e um único povo eleito em ambos os Testamentos. Assim, não existe dualidade entre Israel e a Igreja, como há no Dispensacionalismo, nem há […]