❝Porque em esperança fomos salvos.❞ (Romanos 8:24)
Qual é o significado de ser salvo em esperança? Não significa ser salvo “atualmente”, mas “instrumentalmente”; não salvos em relação à nossa segurança eterna, mas em relação à nossa “experiência de salvação”. Em esperança somos instrumentalmente salvos do desespero, salvos de nos afastar de Cristo e do Evangelho, salvos de olhar para qualquer outro Salvador, ou para qualquer outra salvação; e especialmente salvos de fazer deste mundo e desta vida a nossa felicidade e lar enquanto “esperamos pacientemente pelo o que não vemos”, inclusive pela “redenção do nosso corpo”.
Agora, é pela esperança que nos aproximamos e nos apegamos ao Senhor Jesus, e por meio dessa graça nós permanecemos nEle. Logo, essa graça da esperança é dita ser como uma “âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu”. O que mantém o navio firme na tempestade e o impede de colidir contra as rochas? A âncora! O navio permanece firme enquanto a âncora estiver firme. Assim, por meio dessa esperança, a alma permanece em Cristo. O Senhor Jesus está dentro do véu; nós estamos do lado de fora e, podemos ser lançados para cima e para baixo em um mar de dúvidas, medo, angústia e ansiedade e ainda assim, há um laço de união entre Ele e nós mais firme do que o mar Atlântico.
Título original: Daily Portions — Via: GraceGems.org: • Traduzido e publicado com permissão. Tradução por Juliana e Ana Beatriz Oliveira Meninel • Revisão por Camila Rebeca Teixeira
Sobre o autor
Joseph Charles Philpot (1802–1869) era conhecido como “o Separatista”. Foi um pastor, teólogo, escritor e editor. Ele se demitiu da Igreja da Inglaterra em 1835 e tornou-se um batista estrito e particular. Enquanto estava na Igreja da Inglaterra, foi um membro do Worchester College, em Oxford, e parecia ter uma carreira acadêmica brilhante. A carta que enviou para o reitor afirmando suas razões para deixar a Igreja da Inglaterra foi publicada e teve várias edições. Após isso ele se tornou um batista estrito e particular, e foi batizado por John Warburton em Allington (Wilts). O resto de sua vida foi gasto ministrando entre os batistas estritos. Por 26 anos, teve um pastorado conjunto em Stamford (Lines) e Oakham (Rutland). Além disso, por mais de 20 anos, foi editor de “The Gospel Standard”, onde muitos de seus sermões apareceram pela primeira vez.
“Meu desejo é exaltar a graça de Deus, proclamar a salvação através de Jesus Cristo somente; declarar a condição pecaminosa, miserável e desesperada do homem em seu estado natural; descrever a experiência vívida dos filhos de Deus em suas aflições, tentações, tristezas, consolações e bênçãos.” — J.C. Philpot